Top Bets

Itaituba entra em estado crítico e agentes irão fiscalizar uso de máscara a partir deste sábado




Prefeitura diz que advertirá “com rigor” pessoas que descumprirem medida válida para quem circular pelo Município.

O prefeito de Itaituba, oeste do Pará, Valmir Climaco, se reuniu na sexta-feira (30), com representantes dos órgãos de segurança pública, Secretaria municipal de Saúde (Semsa), poder Judiciário, OAB e o presidente da Associação Comercial de Itaituba para definirem medidas mais enérgicas quanto ao cumprimento das medidas de proteção para a diminuição da contaminação pelo novo coronavírus.

Ficou decidido que a partir deste sábado (30), haverá uma intensa fiscalização no município, visto que houve um aumento significativo no número de casos e óbitos e também na ocupação hospitalar. 

Segundo Valmir, a UPA está lotada e o Hospital Regional está com 65 pacientes internados, alguns de Itaituba e pacientes vindos de outros municípios. “Se mais cinco pessoas adoecerem, não temos onde colocar”. Disse o gestor.

A fiscalização, deu-se início por volta das 8 horas de hoje (30) e a Polícia Militar juntamente com agentes da Vigilância Sanitária, irão fiscalizar locais com maior possibilidade de aglomerações, (bancos, lojas, loterias, restaurantes etc).

O sub comandante do 15º Batalhão, Capitão Eder Santos, disse ao On News que serão realizadas reuniões com vários setores da área comercial para que haja uma colaboração por parte dos empresários nessa fiscalização.”

Será exigido o uso da máscara para entrar em qualquer estabelecimento, e é preciso uma ação conjunta e a colaboração da população”. Disse Éder.

O prefeito Valmir gravou um áudio direcionado à população itaitubense, alertando mais uma vez sobre a situação crítica que o município está enfrentando.

“Desde o começo da pandemia, este é o pior momento que passamos, já temos pacientes entubados na UPA e se continuar assim precisaremos tratar as pessoas em casa”.

Foto divulgação PM Em outro trecho do áudio, o gestor falou sobre a questão do oxigênio no município.

“Só não ficamos sem oxigênio ainda, porque compramos uma usina própria no começo da pandemia e já providenciamos mais um equipamento para acoplarmos nela, senão, a situação estaria muito pior”.

Ressaltou Valmir. O Secretário de Saúde Municipal, Iamax Prado, através de áudio, solicitou à população que tiver cilindros de oxigênio em casa para doar para a prefeitura.” 

Itaituba tem a usina que capta e trata o oxigênio e a nossa idéia e fazer com que tenhamos um estoque de cilindros abastecidos caso haja necessidade do nosso povo precisar”.

Iamax ressaltou que a população pode entrar em contato com a Secretaria, que buscará o equipamento no local.

Para se evitar um colapso na saúde pública, o gestor informou que essa fiscalização é necessária pois o uso da máscara é a medida mais eficaz para diminuir o contágio.”

Ainda não vamos fechar tudo, somente fecharemos os estabelecimentos dos que não obedecerem”.

A Polícia informou que, quem não obedecer às regras, será encaminhado para a delegacia e responderá conforme prevê a lei.

On News

Postar um comentário

0 Comentários