Itaituba começa imunizar idosos contra a covid-19 a partir de amanhã (4)



Vacinação será feita no 15° BPM no sistema Drive-thru.


O município de Itaituba, oeste do Pará vai iniciar amanhã (4) a vacinação contra a Covid-19 em idosos com idade de 80 anos ou mais.


A imunização será feita por profissionais da saúde em frente ao 15° Batalhão de Polícia Militar (BPM) no sistema Drive-thru.


O idoso deverá ser levado até o batalhão em um veículo, e receberá a dose da vacina sem sair dele.


Em entrevista, na tarde desta quarta – feira (3), o secretário municipal de Saúde Iamax Prado, fez alguns esclarecimentos à população.

Secretário Municipal de Saúde, Iamax Prado / Foto reprodução

Iamax disse que a primeira etapa da imunização está em andamento com a vacinação dos profissionais da saúde, indígenas e idosos institucionalizados e que o município recebeu o reforço de 1032 doses, sendo assim possível dar início a segunda etapa da vacinação.”


Não podemos ainda ampliar para outras faixas etárias porque a quantidade de doses só englobará idosos com 80 anos ou mais.” Ressaltou o secretário.



Foto: On News


O horário da vacinação será de 8:30 às 12:00 e de 14:00 às 17:00 de amanhã (4).


Segundo o secretário há um quantitativo de 1032 idosos que foram catalogados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mas que esse número pode mudar.


Pode haver idosos isolados em casas de parentes e que não estão na cidade e que não foram contabilizados, porém todos esses idosos terão preferência na vacinação. Afirmou Iamax.


O secretário ressaltou, que na sexta-feira feira (5), as doses serão redistribuídas para as unidades de saúde e que o idoso que for se vacinar deverá apresentar o cartão SUS e o CPF.  


Iamax falou ainda, sobre a questão do “fura fila” que vem acontecendo em vários lugares “Isto ainda não aconteceu aqui e se Deus quiser não vai acontecer.


Não é permitido que o idoso que não esteja na faixa etária permitida seja imunizado nesse momento.


Estamos pedindo aos gerentes das unidades que se atentem para isso. Caso haja algum registro de ilicitude durante a vacinação, caberá ao servidor um processo administrativo”.


O governador do estado Hélder Barbalho, postou em suas redes sociais essa semana, sua insatisfação quanto a prestação de contas relacionadas ao número de pessoas que receberam a vacina nos municípios paraenses. 


Perguntado sobre essa postagem do governador, o secretário municipal disse que, essa atualização está sendo feita em Itaituba quase em tempo real no sistema estadual de acompanhamento de imunizações chamado de “vacinômetro”.


Iamax finalizou, tranquilizando a população. “A medida em que as dose da vacina forem chegando ao município, será ampliada a vacinação para os outros grupos pertencentes a segunda etapa de imunização” afirmou o secretário. 


Fonte: On News

Postar um comentário

0 Comentários