Itaituba registra primeira morte causada por dengue em 2021

Vítima é uma jovem de 18 anos que estava internada no hospital municipal.


A Secretaria Municipal da Saúde de Itaituba (PA), através da Coordenação de Endemias, informou nesta sexta-feira (26) a primeira morte em decorrência da dengue na cidade em 2021. A informações foi divulga pelo site Plantão 24h e confirmado pelo Portal Giro.


A vítima é uma jovem de 18 anos, moradora do bairro Santo Antônio. Ela faleceu no Hospital Municipal de Itaituba (HMI), onde encontrava-se internada desde o dia 02 de fevereiro. Seu quadro clínico piorou e evoluiu para uma dengue hemorrágica.

No início do mês, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), havia informado que Itaituba lidera a lista de cidades paraenses com o maior número de casos de dengue confirmados no estado. Segundo o órgão, do total de 55 pessoas que contraíram o vírus da doença em todo o Estado, 21 foram confirmados na cidade pepita.

Desde o início do ano o setor de Endemias do município vem realizando ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, principalmente neste período de chuvas intensas na região amazônica.

É preciso lembrar que é fundamental que toda a população faça o dever de casa, recolhendo latas, garrafas e pneus e limpando calhas, vasos de plantas e bebedouros de animais, já que esses, são alguns dos locais preferidos do mosquito para botar seus ovos. Além disso, é importante seguir as instruções dos agentes de endemias. Os profissionais de saúde que visitam, vistoriam as residências e orienta sobre os cuidados preventivos.

Fonte: Portal Giro

Postar um comentário

0 Comentários