"A maior decepção da minha vida política foi nessa eleição', confessa vereador Peninha


O vereador Luiz Fernando Sadeck, o Peninha, fez uma avaliação holística em sessão na Câmara Municipal de Itaituba na manhã desta terça-feira (17), acerca das eleições municipais ocorridas neste último domingo (15), em todo o território nacional. 

Inicialmente, Peninha começou seu discurso enfatizando que o pleito eleitoral deste ano foi diferente de todos os demais, sobretudo em razão do advento do tempo pandêmico que assolou o mundo, que requereu maciça adequação da política nesse aspecto.

Partindo para o estágio de avaliação das eleições do município de Itaituba, Peninha considerou que o pleito deste ano foi um dos mais atípicos já existentes e dos quais participou como eleitor e candidato, categorizando-o como uma grande 'decepção' ao passo de pontilhar os percalços enfrentados durante seu mandato.

"Quero dizer aos colegas vereadores, independente de eleitos ou não, que todos somos vitoriosos. Nós enfrentamos uma campanha acirrada de desmoralização do Poder Legislativo durante este mandato. A gente fazia coisas boas, requeria; mas mídia era grande no sentido de desmoralizar o Poder Legislativo. A maior decepção da minha vida política foi nessa eleição. Confesso pra vocês", disse.

Sobre os vereadores eleitos, Peninha destacou a quantidade de votos expressivos que Orismar Gomes e Iamax Prado, ex-secretários da pasta da infraestrutura e saúde, respectivamente, conquistaram nas eleições e lhe fizeram conseguir uma das 15 vagas na Câmara. "Isso influenciou muito na votação, porque se tornou cartel fechado de apoio a esses candidatos", constou.

Caminhando para o trecho fim do seu discurso de mais de 10 minutos, Peninha parabeniza os colegas eleitos, reeleitos e os que não conseguiram, declamando que todos são vitoriosos e agradecendo os seus eleitores. 

"Temos que levantar a cabeça, ninguém foi derrotado. Isso faz parte do processo democrático. Todos somos vitoriosos. Sempre há um ditado que diz: 'a derrota faz parte da nossa vida. Não podemos tropeçar só em vitória. Quero agradecer também meus eleitores que me deram 1.234 votos'", afirmou.


'Tô cansado já'

Fazendo um adendo, Peninha confessou na tribuna da Câmara que está 'cansado', e que nesta eleição não teria se candidato mais uma vez se não fosse a intervenção de amigos. "Eu já não pretendia mais ser candidato. Sai candidato por causa de amigos, tô cansado já. Chega uma hora que a gente cansa, que a gente tem dificuldades. Vem na tribuna, faz inimizade, briga. Será que vale a pena?", discorreu.


Votos

A grande surpresa em virtude de não ter conseguido reeleição, gira em torno do vereador Peninha, um dos mais experientes e antigos na Câmara. No pleito deste ano, ele concorria pela nona vez ao cargo de parlamentar legislativo. 

Apesar de ter obtido cerca de 1.234 votos, Peninha, que concorreu pelo partido Movimento Democrático Brasileiro - MDB, não conseguiu se reeleger. Findando seu mandato em vigor, o vereador fica na posição de 1º suplente*.

*Quando um candidato a vereador não obtém o número necessário de votos para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, permanece então na qualidade de suplente, que dependendo da sua colocação (se em 1ª, 2ª , 3ª…suplência) poderá assumir como vereador por pequenos períodos, em virtude do titular encontrar-se afastado por licença médica, missão cultural ou necessidade particular, e também, definitivamente, no caso de falecimento do parlamentar em exercício, ou decorrente de processo de cassação ou renúncia.


Fonte: Plantão 24horas News

Postar um comentário

0 Comentários